Pensamentos de pessoas que já passaram dos 70 e se aproximam dos 80

Isso é bom demais para não compartilhar. Perguntei a um amigo que já passou dos 70 anos e está caminhando para os 80 que tipo de mudanças ele está sentindo em si mesmo. Ele me enviou o seguinte:

1. Depois de amar meus pais, meus irmãos, meu cônjuge, meus filhos e meus amigos, comecei a me amar.

2. Percebi que não sou “Atlas”. O mundo não repousa sobre meus ombros.

3. Parei de negociar com vendedores de vegetais e frutas. Mais alguns centavos não vão me quebrar, mas podem ajudar o pobre sujeito a economizar para as mensalidades escolares de sua filha.

4. Deixo uma grande gorjeta para minha garçonete. O dinheiro extra pode trazer um sorriso ao seu rosto. Ela está trabalhando muito mais para viver do que eu.

5. Deixei de contar aos idosos que eles já contaram essa história muitas vezes. A história os faz percorrer o caminho da memória e reviver seu passado.

6. Aprendi a não corrigir as pessoas mesmo quando sei que estão erradas. A responsabilidade de tornar todos perfeitos não recai sobre mim. A paz é mais preciosa que a perfeição.

7. Faço elogios livremente e generosamente. Os elogios melhoram o humor não só para quem o recebe, mas também para mim. E uma pequena dica para quem recebe um elogio: nunca, NUNCA recuse, apenas diga “Obrigado”.

8. Aprendi a não me preocupar com vincos ou manchas na camisa. A personalidade fala mais alto que as aparências.

9. Afasto-me de pessoas que não me valorizam. Eles podem não saber o meu valor, mas eu sei.

10. Eu permaneço calmo quando alguém joga sujo para me ultrapassar na corrida desenfreada. Eu não sou um rato e nem estou em nenhuma raça.

11. Estou aprendendo a não ficar envergonhado pelas minhas emoções. São minhas emoções que me tornam humano.

12. Aprendi que é melhor abandonar o ego do que romper um relacionamento. Meu ego me manterá distante, enquanto nos relacionamentos nunca estarei sozinho.

13. Aprendi a viver cada dia como se fosse o último. Afinal, pode ser o último.

14. Estou fazendo o que me deixa feliz. Sou responsável pela minha felicidade e devo isso a mim mesmo. Felicidade é uma escolha. Você pode ser feliz a qualquer momento, basta escolher ser!

Resolvi compartilhar isso com todos os meus amigos. Por que temos que esperar chegar aos 60 ou 70 ou 80 anos, por que não podemos praticar isso em qualquer fase e idade?