Um homem rico estava indo para o escritório

Certa vez, um homem rico estava indo para o escritório. No caminho, seu carro quebrou, era muito importante para ele chegar ao escritório na hora certa.

Então, ele olhou em volta e viu um riquixá debaixo de uma árvore, o puxador de riquixá estava deitado por perto, cantarolando canções.

O homem rico ficou surpreso ao ver o puxador de riquixá sentado despreocupado e feliz assim.

Ele foi até ele e perguntou: “Você vai?”

O puxador de riquixá respondeu: “Sim”.

Quando o homem rico perguntou sobre o dinheiro que levaria para levá-lo ao destino, o puxador de riquixá respondeu 20 rs.

O homem rico sentou-se atrás e o puxador de riquixá começou a remar, enquanto cantarolava alegremente. O homem rico ainda ficou surpreso ao ver como uma pessoa pode ser feliz mesmo ganhando tão menos.

Para entender o segredo da felicidade do puxador de riquixá, ao chegar ao destino, o rico lhe deu seu endereço e o convidou para jantar em seu bangalô.

O puxador de riquixá aceitou o convite com alegria.

Na hora do jantar, o puxador de riquixá chegou à casa do homem rico. O homem rico o acolheu e pediu aos seus servos que lhe servissem a melhor comida.

O puxador de riquixá começou a comer com prazer enquanto cantarolava. Ao vê-lo, o homem rico sentiu como se não fosse a primeira vez que aquele puxador de riquixá comia uma comida tão boa, mas parecia que já havia comido comida tão exótica muitas vezes.

Agora, a curiosidade do rico cresceu e, para satisfazê-la, pediu ao puxador de riquixá que ficasse alguns dias em seu bangalô. O homem rico o tratou com total respeito. Dei-lhe sapatos novos, roupas e todas as comodidades.

Mesmo depois de conviver com tanto luxo, o puxador de riquixá parecia igualmente feliz, como antes de chegar ao bangalô, quando o rico o conheceu pela primeira vez.

O homem rico perguntou a ele: “Você está confortável?”

O puxador de riquixá disse com as mãos postas: “Estou muito feliz. Graças a Deus.”

Agora, o homem rico pensou: “Eu deveria mandá-lo de volta, então talvez ele perceba o prazer dessas coisas maravilhosas”.

O homem rico foi até ele e disse: “Você deveria partir amanhã”.

O puxador de riquixá respondeu: “Tudo bem, voltarei para minha casa”.

De manhã, o puxador de riquixá voltou e tirou o pano preto e sujo da bolsa, limpou o riquixá, começou a cantarolar divertido e foi embora.

Depois de algum dia, um homem rico foi vê-lo. Ele viu que aquele puxador de riquixá ainda estava tão feliz quanto no primeiro dia em que o conheceu.

O homem rico foi até ele e perguntou: “Irmão, você não se incomoda com as tristezas da pobreza, mesmo depois de viver com tanto luxo? Você ainda parece feliz, cantarolando…”

O puxador de riquixá disse: “ Uma pessoa deve ser feliz em qualquer situação e deve agradecer a Deus por esta vida. 

O homem rico perguntou: “O que você fica cantarolando o dia todo?”

O puxador de riquixá sorriu e respondeu: “ O dia todo continuo cantando glória a DEUS. Ele me deu tudo. Eu canto o nome de Deus o tempo todo. Não sei qual será meu último suspiro… ”

O homem rico ficou perplexo, ele entendeu o segredo da felicidade.